Skip to content Skip to main navigation Skip to footer

Formação Básica de Reciclagem na Escola

Decorreu no mês de Abril de 2010 um curso de formação básico de reciclagem na Escola E/B António da Mota Frazão.


Como diz o velho ditado português “É de pequenino que se torce o pepino” então começou-se pela escola a aprendizagem de reciclagem especialmente o plástico e o papel.


Mas para que serve essa chatice de reciclagem que só nos dá trabalho.


A reciclagem é o termo geralmente utilizado para designar o reaproveitamento de materiais beneficiados como matéria-prima para um novo produto. Muitos materiais podem ser reciclados e os exemplos mais comuns são o papel, o vidro, o metal e o plástico. As maiores vantagens da reciclagem são a minimização da utilização de fontes naturais, muitas vezes não renováveis; e a minimização da quantidade de resíduos que necessita de tratamento final, como aterramen-to, ou incineração.


O conceito de reciclagem serve apenas para os materiais que podem voltar ao estado original e ser transformado novamente em um produto igual em todas as suas características. O conceito de reciclagem é diferente do de reutilização.


O reaproveitamento ou reutilização consiste em transformar um determinado material já beneficiado em outro. Um exemplo claro da diferença entre os dois conceitos, é o reaproveitamento do papel.


O papel chamado de reciclado não é nada parecido com aquele que foi beneficiado pela primeira vez. Este novo papel tem cor diferente, textura diferente e gramatura diferente. Isto acontece devido a não possibilidade de retornar o material utilizado ao seu estado original e sim transformá-lo em uma massa que ao final do processo resulta em um novo material de características diferentes.

pt_PTPortuguese