Skip to content Skip to main navigation Skip to footer

Coroação do Espírito Santo

Realizou-se no dia 11 de Junho a Coroação do Divino Espírito Santo.
Os Impérios do Divino Espírito Santo são um dos traços mais marcantes da identida-de açoriana, constituindo um culto que para além de marcar o quotidiano insular, deter-mina traços identitários que acompanham os nativos açorianos para todos os lugares on-de vão parar pela emigração.


Há quase 200 anos, segundo a história, há no arquipélago um claro reacender das doutrinas e inspirações manifestamente religiosas e acções rituais e simbólicas perdura-ram até aos nossos dias.


Parece que foi através da influência dos Franciscanos espiritualistas que foram os primeiros religiosos povoadores e sofredores das agruras da colonização que foram começadas as irmandades. O culto do Divino Espírito Santo, em apagamento em toda a Europa, foi trazido para as ilhas, por serem comunidades isoladas e sujeitas às pressões e incertezas da vida na margem do mundo conhecido, as crenças e ritos do Divino Espirito Santo ganharam raízes e recuperaram o seu vigor, reganhando uma clara influência nas populações.


A Junta de Freguesia associou-se a esse culto tendo também a sua coroação mas comemorada em conjunto com as restantes como mostram as fotos exibidas.

pt_PTPortuguese